DICAS E TRUQUES

 :: Diversos

Ir em baixo

DICAS E TRUQUES

Mensagem  TIT@ em Sab Dez 13, 2008 3:12 pm

DICAS E TRUQUES
As recomendações seguintes podem ajudar na busca de moradia na Suíça:
- o estrangeiro que procura uma casa ou apartamento aumenta suas chances frente aos proprietários ou administradoras de imóveis caso o formulário de candidatura ao imóvel seja acrescido de cópias de documentos importantes como: contrato de trabalho, visto de residência para a Suíça, contracheques ou comprovante de renda.
- fazer contatos com suíços que possam intermediar a relação entre o candidato a inquilino e o proprietário ou imobiliária.
-falar a língua local pode ajudar muito na hora de lutar pelos direitos do inquilino e mostrar ao proprietário do imóvel que as condições foram bem compreendidas.
- procurar outras ofertas de particulares, que estão geralmente pregadas nos supermercados, lojas de bairro e bibliotecas.
- procurar ativamente, anunciando nesses mesmos locais a busca por um imóvel, informando as particularidades de quem aluga, como por exemplo, nacionalidade, número de moradores, se há crianças, entre outros dados.
- Informar-se sobre as práticas usuais e exigências mais comuns do mercado imobiliário. Caso haja desconfiança de abuso, consultar a Mieterverband.
- entrar numa associação de locatários ("Mieterverband" em alemão e "Association Suisse de Locataires" em francês). Eles atuam na defesa dos direitos de locatários, o que é muito importante quando estes são estrangeiros. Site na Internet: http://www.mieterverband.ch. A Mieterverband é uma dessas associações. Por intermédio dela é possível usar o serviço de consultoria por telefone ou por e-mail (para membros da associação). Telefone: 0900 900 800. O custo é de 3,70 francos suíços por minuto.
E para o "Sem Papéis"
Segundo as recomendações do sindicato UNIA e do "Posto de apoio ao Sem Papéis de Basel" :

- para estrangeiros nessa situação, o mais fácil é pedir para alguém que vive legalmente na Suíça alugar o imóvel. Porém se esta pessoa for descoberta fica sujeita às penas legais.

- Não aceite que o valor do aluguel esteja muito acima da média do que se cobra na região, nem do que pagava o inquilino anterior.

- exija recibo do pagamento feito

- peça um boleto de pagamento ao locador. Pague o aluguel no correio, escrevendo seu nome correto no boleto. Esses boletos são a melhor prova de que o aluguel foi pago.

- Se o locador cobrar muito ou não quiser devolver o valor da caução, procure um centro de aconselhamento para "Sem Papéis". Por exemplo www.sans-papiers.ch ou www.unia.ch

(Fonte: Brochura Ninguém é ilegal, Sem Papéis – Você tem direitos, - UNIA e do "Posto de apoio ao Sem Papéis de Basel" )
- muita sorte e paciência.
TIT@
TIT@
Admin
Admin

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 28/11/2008
Idade : 55

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Diversos

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum